Outubro rosa: por que é importante que as marcas promovam ações de conscientização

Nem só de vendas e persuasão são feitas as marcas. Entenda a importância de se engajarem em causas sociais e veja o que algumas delas prepararam para o Outubro Rosa 2021.

Há algumas décadas o conhecimento das pessoas se resumia a um repertório cultural básico ensinado apenas pela família, comunidade, escola e universidade. Já no mundo contemporâneo a história é outra, afinal, hoje somos uma sociedade conectada globalmente através da internet. Se antes o aprendizado vinha de pequenos grupos ao nosso redor, hoje ele também pode vir através da mídia, das empresas, dos influenciadores, do poder público e, claro, das MARCAS.

Ao invés de se preocuparem apenas em vender, persuadir e entreter, as marcas também têm seu grau de importância na educação das pessoas. Não é à toa a quantidade de marcas “canceladas” na internet por assumirem posicionamentos irresponsáveis ou incoerentes aos seus discursos.

Os profissionais da área de comunicação, como bons estendedores da dinâmica da sociedade, também precisam reconhecer o impacto que suas criações terão ao alcançar o público final. Marcas influenciam o comportamento das pessoas em muitos níveis, por isso é preciso pensar em ações que estimulem a participação popular e contribuam para o bem-estar de todos.

"Mais do que persuadir, é preciso engajar, estimular a pensar. Mais do que conscientizar, é envolver para transformar."

A campanha do Outubro Rosa completa 20 anos e seu objetivo é conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e prevenção do câncer de colo de útero. As marcas, como educadoras sociais, também possuem responsabilidade nesse movimento. Veja o que algumas delas prepararam esse ano:

Hope

A marca de lingeries Hope lançou o “Sutiã Esperança” feito com estrutura especialmente adaptada para mulheres que passaram pela cirurgia de remoção parcial ou total da mama.

A campanha sugere que a intenção da marca é acompanhar as mulheres em todas as suas fases, “nos momentos como o primeiro date, o casamento, a maternidade, mas também nos momentos mais desafiadores”.

“Planejávamos trazer sim um espaço importante para a conscientização e prevenção do câncer de mama, mas, para além disso, queríamos resgatar e potencializar a autoestima de mulheres reais que vivenciaram e vivenciam o câncer, trazendo-as como protagonistas do desenvolvimento da campanha e do produto destaque” diz Sandra Chayo, diretora de estilo e marketing do Grupo HOPE.

A Hope lançou o sutiã Esperança, potencializando a autoestima de mulheres mastectomizadas. A marca convidou mulheres que passaram pela cirurgia para desenvolver o produto juntamente com eles

Além de inovar com o lançamento do “Sutiã Esperança”, co-criado com mulheres que passaram pelo câncer de mama, a marca ampliou a iniciativa e se uniu a outra empresa, o Instituto Living Sculpture.

O Instituto atua para transformar a vida de pessoas que estão ou passaram pelo tratamento oncológico e tem o propósito de democratizar o acesso a iniciativas que promovem bem-estar e autoestima.

“Essa parceria vem para potencializar o impacto positivo que queremos ter na sociedade, especialmente para ajudar as mulheres em momentos difíceis como o câncer”, comenta Lu Rodrigues, Fundadora e Presidente do Instituto Living Sculpture.

Além de colaborar com a concepção do modelo, elas protagonizam a campanha de Outubro Rosa

O Sutiã Esperança, além de estar disponível para compra no e-commerce da HOPE e em todas as lojas da marca no país, também será doado para todas as mulheres que realizarem o procedimento de reconstrução de aréola pelo Instituto Living Sculpture até o final deste ano. “Fazer parte da campanha de Outubro HOPE e poder oferecer sutiãs pensados por e para mulheres que passaram pela mastectomia e são assistidas pelo Instituto Living Sculpture é incrível. São duas marcas que têm uma grande sinergia.”, conclui Lu Rodrigues.

O lançamento entra para o portfólio definitivo e está disponível nas cores bege ballet e preto, atendendo do tamanho 42 ao 48

Le Lis Blanc

Outra marca que se mobilizou foi a Le Lis Blanc. Fortalecendo a parceria com o Instituto Protea, a grife criou produtos exclusivos para a data: uma camiseta, duas velas aromáticas e um modelo de cartão.

Todo o lucro arrecadado com a venda dos produtos da campanha será revertido à ONG. Além disso, a marca também irá doar sessões de tratamento de câncer. A cada 21 camisetas comercializadas, que traz como estampa a flor Protea, será custeada uma sessão de quimioterapia; a cada 15 velas vendidas, uma sessão de radioterapia; e a cada 12 cartões, uma sessão de mamografia.

Além dos produtos, neste mês de outubro, lojas icônicas da Le Lis como a de Casa Forte, em Recife, ganharam iluminação cor de rosa durante os horários de funcionamento noturnos com o intuito de apoiar o combate e a prevenção ao câncer de mama.

Marisa

A Marisa também se mobilizou. Segundo a marca, a campanha do Outubro Rosa 2021 traz mulheres reais que venceram a luta contra o câncer de mama, e outras que se tornaram aliadas da causa. O objetivo é chamar a atenção e mostrar que estando #BemJuntas se torna mais fácil enfrentar o tratamento

No dia 23 de outubro a Marisa planejou o “Dia Rosa”. Nesta data parte das vendas de todo o setor feminino será revertida em doação para o Instituto Protea, que proporciona tratamento médico de câncer de mama para mulheres de baixa renda. 

A Marisa convidou mulheres reais que venceram o câncer para estrelar a campanha

Em 2018, a Marisa lançou o “sutiã do recomeço”, para mulheres mastectomizadas. A peça foi criada com o apoio técnico da Sociedade Brasileira de Mastologia a partir do pedido especial de uma cliente que havia retirado uma das mamas.

Recomeço agora é também uma coleção temporária que conta com camisetas com frases emblemáticas e empoderadoras.

Nesse Outubro Rosa a Marisa também planeja doar de 500 unidades de produtos especializados para mulheres mastectomizadas para o Instituto Protea. 

Outras ações

Charth

A Charth reverte 100% das vendas de suas t-shirts selecionadas na cor rosa em prol do combate ao câncer de mama, com foco na instituição Pró-Curar-Se, que atua efetivamente na prevenção e apoio às pessoas que passam pelo tratamento.

Blink Lab

Em parceria com o Instituto Protea, a Blink Lab trabalha com o seu “Nécessaire Rosa”. Nesta ação, 100% do lucro obtido com as vendas do nécessaire revertido para o instituto, que apoia a cura do câncer de mama. Além disso, será oferecido 20% de desconto nos produtos que possuem o laço do Outubro Rosa.

Blink Lab desenvolve nécessaire exclusiva para a campanha do Outubro Rosa. Todo o lucro será revertido para o Instituto Protea, que apoia o tratamento do câncer de mama

Dzarm + Free Free

A Dzarm e a Free Free se uniram em prol do Outubro Rosa e, juntas, criaram uma coleção de roupas que tem como lema “A Nossa Liberdade é Pink”. Com estampas divertidas e mensagens cheias de significado, a collab busca trazer força e inspiração para as mulheres, celebrando seu poder e ressignificando a cor rosa.

O projeto doará 100 consultas médicas para o Horas da Vida e, com o apoio do laboratório Femme, realizará doações de mamografias, reforçando a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa é realizada anualmente e o objetivo é promover a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, a prevenção contra o câncer de colo de útero.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020 — o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. O quadro é apontando como a causa mais frequente de morte por câncer nessa população. São estimados 684.996 óbitos para esse ano.

Essa estatísticas reafirmam a importância da campanha para conscientizar e comprovam o quanto as medidas de educação preventiva são fundamentais para o controle desse tipo de neoplasia.

Por isso, é necessário que marcas e influenciadores se engajem para estimular a maior participação feminina nos mutirões que realizam exames gratuitos para detecção da doença e o autoexame.

E você, mulher que está lendo esse post, já fez o preventivo esse ano? Cuide-se <3

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Itamara Ferreira
Designer, criadora do Leiautar e especialista em diálogos delirantes. Adora ouvir pessoas apaixonadas pelo que fazem e acredita que o design está em tudo e é para todos.

2 comentários

  1. Post maravilhoso, Ita! Vim pela LeiaNews (que tá perfeita) ❤ Está sendo ótimo retomar aqui o hábito de acompanhar um blog.

  2. O Thiago Peniche (https://instagram.com/thiagopeniche) trouxe à um tempo no perfil do Instagram que a OMS não recomenda mias o autoexame porque as pessoas estavam parando de fazer os exames regulares e só estavam realizando o auto exame. Eu confesso que quando assisti fiquei perplexa, mas faz sentido. Acabou que o poder da publicidade superou as novas informações.

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