Talvez você nunca tenha se perguntado por que os médicos usam verde no centro cirúrgico, mas antes dos anos 1700 os cirurgiões nem sequer tinham roupas especiais para vestir ao operar. Eles usavam roupas normais, ocasionalmente tirando os casacos e arregaçando as mangas. Já no século XIX, os cirurgiões usavam jalecos pretos que acabaram se tornando vestidos brancos sobre suas roupas normais.
Num certo momento, os médicos perceberam que era mais seguro e estéril vestir um novo conjunto de roupas durante as cirurgias ao invés de simplesmente usar roupas sanitárias sobre as roupas do dia a dia. Normalmente, essas roupas eram brancas para facilitar a limpeza, mas isso causava alguns problemas.
Com o aumento da eletricidade, que obviamente substituiu a luz natural baixa das salas de cirurgia por luzes fortes, os cirurgiões experimentavam sérios ofuscamentos. Havia um “efeito fantasma” que criava uma névoa ao deslocar o olhar do interior vermelho-sangue de seus pacientes para os fundos brancos dos uniformes.
E foi aí que a história começou a mudar.
Fantástico. Não imaginava a complexidade por trás da escolha da cor do uniforme. Parabéns pelo conteúdo.