A lógica era mais ou menos assim: por serem industrializados, acreditava-se que os ingredientes continham menos impurezas do que aqueles produzidos à antiga moda artesanal, em condições desconhecidas ou muitas vezes distantes das regras de higiene que começavam a ser impostas.
O crescimento das propagandas e da imprensa no início do século 20 contribuía para que, cada vez mais, as latas de produtos como o leite condensado chegassem ao conhecimento das mulheres, então responsáveis pela alimentação em casa.
Ao lado dos industrializados, o açúcar também passava a ser vendido nos anúncios publicitários como um alimento indispensável à saúde, principalmente das crianças, que, com uma dieta rica dele, teriam mais energia e ficariam mais robustas e coradas. Inclusive, esse seria o mote das propagandas do adocicado ingrediente até praticamente o fim do século 20.
Nos livrinhos culinários lançados pela União (aquela marca de açúcar, lembra?) a partir dos anos 1960, esse discurso, afirmado por médicos, permeava as páginas de receitas.
F*da-se! Vou continuar tomando café da manhã… Só porque eu sou cringe
hahahaha.. café da manhã, uma refeição retrógrada segundo a GenZ
Rapaz, imagina só como devia ser o recheio das fraldas dessas crianças tomando mamadeira de leite condensado. Jesus! o.O
Que artigo incrivel Ita!!
Eu nunca entendi tanto sobre o marketing como agora
Uau, que interessante. Não sabia. Irei com certeza rever meus conceitos. Parabéns pelo artigo.
Pode não ser a refeição mais importante do dia mas eu não fico sem haha, amo meu café da manhã
Ai, Ita! To tão mais tranquila com meus hábitos alimentares 💖
Tô com pena da saúde mental do Ben Harper quando descobrir que Diamonds on the Inside perdeu um pouco de valor.
Na verdade, se tem uma coisa que não acontece com os Diamantes é perder valor. Hoje a ciência já descobriu como fazer diamantes em laboratório, ficam idênticos ao natural e mesmo assim a indústria da pedra segue firme e forte.
Conteúdo mais que relevante! Fiz questão de indicar esse artigo e o conteúdo do Leiautar no fórum de discursão da faculdade (IESB) de marketing, aqui de Brasília.
Gerar vendas e fidelidade com os clientes é extremamente importante, mas vale a reflexão: “a preço de que ou quem?”. Essa criação das propagandas que: geram gatilhos de escassez e exclusão são muito complexos no que se refere ao impacto de consumo.
Com isso, tornar os anúncios/publicidades atrativos e alinhados com o posicionamento das marcas está se tornado cada vez mais importante. Principalmente para não gerar uma enxurrada de informações que não geram um conhecimento, no fim das contas.
Muito obrigada por compartilhar seus saberes aqui Ita!
Amei o artigo.
Estou chocada com o açúcar e leite condensado. Mas me lembro que li algo sobre o mesmo acontecendo com o óleo de cozinha substituindo a banha de porco no passado com uma ajuda de marketing.
Sobre o diamante, eu sempre achei que era caro pois era o mais “duro” ou “resistente” entre as pedras preciosas.
Voltei, fiquei fritando com esse artigo…
Como você bem colocou, queremos marcas mais comprometidas com os discursos e seus comportamento. Em outro ponto, para mim, acaba fica aquele fundinho de questionamento: teria um melhor caminho a ser seguido por meio da entrega com propósito?
Me coloco em quanto empresa pequena, e muitas vezes não consigo oferecer produtos que fariam meu lucro ser maior, mas que não necessariamente ira agregar para o consumidor final do meu cliente. Só que quando penso em outros serviços/produtos nem sempre consigo ver com clareza esse caminho.
Fico nessa de como usar um marketing como uma ferramenta de venda e conexão, sem cair em gatilhos que geram impactos ou crenças ruins.
Mesmo que isso seja muito onírico e quase contra capitalista kkkk
E eu lendo o artigo e tomando enquanto tomo meu café da manhã. u.u
Mas é bem interessante compreender a importância da legislação para mitigar campanhas com benefícios não comprovados de produtos, e que poderia ser mais presente hoje nos diversos “gatilhos” utilizados em produtos digitais que geram crenças em diversos públicos.
Por fim um questionamento: açaí carregado de leite ninho é uma bomba? haha