10 séries para inspirar designers

Reunimos 10 séries e documentários que todo designer deveria assistir, da criatividade à neurociência. Confira a lista!

Se você é daquelas pessoas que ama assistir séries seja para encher a caixinha do repertório, para adquirir novos conhecimentos ou só mesmo para se inspirar está no lugar certo.

Separamos uma lista com 10 séries que todo designer deveria assistir, mas atenção! Nessa lista não tem apenas produções relacionada a design, criatividade e blá blá blá. Trouxe também séries documentais que ensinam sobre o comportamento humano e neurociência, afinal, design também é sobre isso.

Bora lá?

Tema: Design e criatividade

1. Abstract

Uma das principais séries sobre design. A queridinha da maioria.

Ela retrata a cultura visual diversificada presente no mundo. A cada episódio a série documental acompanha profissionais de diferentes vertentes do design durante seu processo criativo e proposta de inovação de um determinado projeto.

A série tem duas temporadas e apresenta profissionais das mais diversas áreas do design: ilustração, moda, cenário, carros, tênis, brinquedos, tipografia e etc.

2. Love, Death + Robot

Uma explosão de referências visuais, a série reúne vários curtas produzidos em diversas técnicas de animação (de 3D a stopmotion) com gêneros como ficção científica, terror, fantasia e comédia.

É daquelas que você termina de ver completamente inspirado.

3. The Midnight Gospel

Essa série foi criada a partir de um podcast real e é do mesmo criador do desenho “Hora de Aventura” da Cartoon Network (você já pode imaginar a viagem).

O visual é pura psicodelia, cheio de referências externas e ilustra conversas profundas sobre autoconhecimento, meditação, morte e amor. A simplicidade dos diálogos sobre temas tão complexos é o que emociona.

Sem dúvidas uma das séries animadas mais original que já assisti.

4. GDLK

Essa série documental conta a história dos videogames pela perspectiva não só de quem os inventou, mas também das pessoas mais apaixonadas por eles. Por isso, usa como fio condutor a narrativa daqueles que venceram campeonatos mundiais de títulos como Tetris, Mario e Sonic.

Em seis episódios, a série passa da gênese dos games, fala sobre a crise dos arcades, o nascimento dos consoles, a batalha Nintendo e Sega, o início do pânico moral com Mortal Kombat e o surgimento dos eSports.

5. Glow Up

Glow Up é um reality britânico de disputa entre maquiadores.

A série apresenta oito capítulos a cada temporada com maquiadores variados em busca de uma oportunidade de entrar, trabalhar e permanecer no mundo da beleza.

Muito mais do que entretenimento, a série instiga a criatividade. Os trabalhos dos maquiadores são fruto de muita pesquisa, estudo e conceituação, o que torna o processo bem próximo do que fazemos no design.

Os produtores têm muito cuidado em trazer inclusão e diversidade para as equipes de participantes. Já tiveram maquiadores daltônicos, autistas e deficientes físicos, o que nos faz acreditar que todos possuem potencial e que a equidade é o único caminho.

Tema: Comportamento humano

6. Explicando a mente

A mente humana é uma das coisas mais fascinantes que existe. É uma “coisa” porque, de tão complexa, chega a ser difícil classificar em algo menos abstrato que isso. O que se sabe sobre ela ainda é pouco compreendido e meio misterioso, mas a Netflix tenta desbravar essa área em sua série Explicando a Mente.

A produção é uma parceria com a Vox, que faz alguns dos vídeos explicativos mais sensacionais de toda Internet, e explica sobre ciência de maneira interessante e criativa. As edições são um show à parte!

Alguns dos temas explicados são: a memória, os sonhos, a ansiedade, o cérebro adolescente, a personalidade e as lavagens cerebrais.

7. Bebês em foco

Pelo nome parece ser essas séries de como educar seus filhos ou a rotina de ter um bebê, mas é muito diferente disso.

A série mostra descobertas recentes da ciência de como iniciamos nossa relação com o mundo. Achávamos que os bebês eram páginas em branco, mas eles já nascem sabendo muita coisa.

A cada episódio uma explosão de conhecimento. Os experimentos científicos são muito recentes e analisam os aspectos mais importantes no desenvolvimento evolutivo dos bebês durante os primeiros doze meses de vida. O episódio que mais me chocou foi como as crianças criam suas primeiras relações, é surpreendente!

As informações que a série traz não é importante somente se você é pai ou mãe, mas para todos que lidam com humanos, afinal, nós também já fomos bebês um dia.

Essa é, com certeza, a minha série favorita sobre neurociência.

8. Corpo Humano - Nosso Mundo Interior

Essa série mostra o funcionamento do corpo humano desde o sistema nervoso até a ciência por trás dos hormônios. Os personagens principais são a ciência de ponta e pessoas com relatos impressionantes.

Ao final da série você percebe o quanto nosso corpo é uma máquina perfeita e a imensa capacidade de se adaptar.

9. 100 Humanos

Imagina um experimento científico divertido e fácil de entender? Essa série foi feita com 100 voluntários que passam por diferentes experimentos sobre comportamento.

De uma maneira leve e didática, conseguimos absorver algumas lições sobre a natureza humana. Atração, preconceito, dor e felicidade são alguns dos episódios.

10. One Strange Rock

“Eu vou te contar sobre o lugar mais incrível que existe. E sabe a melhor parte? Você está andando sobre ele.” É assim que o apresentador Will Smith nos convida a embarcar nessa série de 10 episódios que investigam a vida na Terra.

Assinada pela National Geographic, a série conta a história do nosso planeta sob a ótica de 8 astronautas. As imagens você já pode imaginar, são deslumbrantes.

“One Strange Rock” foi um divisor de águas na minha percepção de mundo. Me tornei mais consciente da minha existência e amadureci como humana. Todos somos um grande corpo.

Bônus

11. O Dilema das Redes

Como bônus vou deixar aqui a indicação de uma série que talvez seja um dos maiores socos no estômago da última década. Como profissionais da comunicação é importantíssimo que estejamos por dentro das problemáticas abordadas nessa produção.

Esse documentário reúne ex-funcionários e executivos de empresas como Google, Facebook e Twitter para falar sobre os perigos causados pelas redes sociais. A produção toca em temas sensíveis vividos atualmente, como a polarização política e, ao mesmo tempo, joga um pouco de luz sobre os bastidores das grandes empresas de tecnologia.

Ao serem perguntados “qual é o problemas das redes sociais?”, os funcionários reagem entre silêncio e risos nervosos. É nesse momento que o documentário deixa claro que o dilema é muito mais complexo do que imaginamos (e envolve até riscos para a democracia).

Um dos meus maiores medos na adolescência era estar vivendo no Show de Truman (aquele filme com o Jim Carrey) e a série cita que atualmente vivemos nesse show. Ui, pesado!

Já assistiu alguma dessas séries? Existem outras que te marcaram? Deixe nos comentários.

Curtiu o post? Compartilhe nas suas redes sociais:
Imagem padrão
Itamara Ferreira
Designer, criadora do Leiautar e especialista em diálogos delirantes. Adora ouvir pessoas apaixonadas pelo que fazem e acredita que o design está em tudo e é para todos.

3 comentários

  1. Nó, adorei!! Vou maratonar todaaaas!!!

  2. Ita do céu! Que dicas incríveis, já coloquei todas na minha lista!

  3. Muito bom, Ita! Vou procurar algumas depois. 😉
    Eu acrescentaria “The Ellen’s Next Great Designer”, na HBO Max, que é um reality de design de móveis, faz a gente perceber os estilos dos participantes e como soluções iguais e diferentes podem aparecer para o mesmo problema.
    Outra clássica é “Chef’s Table”, gosto muito de ver a infinidade de pratos das diversas culturas e o pensamento por trás desses chefs de cozinha.

Deixar uma resposta